­

Procrastinação

by - 10:01

Quando ouvi esta palavra pela primeira vez, eu era uma criança. Na verdade, um misto de adjetivos tais como esquisito, engraçado, feio etc me vieram à mente. E eu precisaria aprender soletrá-la, para o caso de um dia precisar pronunciá-la, fazê-lo da forma correta. Minha mãe sempre fazia questão de que interpretássemos muito bem o nosso idioma, além de ter uma ótima ortografia.

Li em uma revista a explicação para esta palavra. O texto falava sobre "pessoas procrastinadoras". Entendi então o seu significado: o costume do adiamento. Pessoas que têm o hábito sistemático de adiar tudo. Mas o que leva alguém a tal atitude?

Li varias histórias de superação, de pessoas que venceram a si mesmas. Todas me levaram a perceber que o que havia nelas era acomodação, medo do que iriam enfrentar ao sair de dentro da prisão  que construíram dentro delas mesmas. A começar por mim.

Eu estou a quase 3 anos para dar inicio ao meu canal no Youtube. E sempre acontece algo, como doença ou outro problema que me obriga a adiar, deixar pra semana seguinte, pro mês seguinte, enfim,  tantos adiamentos, que passou de um projeto a "promessa de ano novo".

Ai eu me lembrei da palavra em questão e percebi que eu estava procrastinando. Usei-a para eu mesma. E resolvi quebrar, na minha vida, a barreira que colocamos entre nós e nossos sonhos. Vi que não quero ser uma procrastinadora. É uma questão de atitude. Na verdade, adiamos por medo do que teremos que enfrentar ao tirar um projeto de nossa mente para torná-lo realidade. Corremos riscos ao enfrentar desafios; e por mais difíceis que sejam, não podemos permitir que nada nos tire o foco.

Li declarações de pessoas que, após anos adiando seus projetos, quase não tiveram mais tempo para realizá-los. Em meio a vida ouviram que na verdade já estavam no seu final. E clamando por uma segunda chance. Sendo que algo que não podemos contar é com a generosidade do tempo. Alguns puderam desfrutar da intervenção milagrosa, mas outros não tiveram sua piedade e se foram, levando consigo ideias que poderiam ter trazido grandes mudanças para o mundo, e isso sem querer exagerar. 

O tempo não se prende a ninguém. É preciosíssimo, porém não é amigo de nenhum ser. Simplesmente segue o seu curso, não importando condições ou circunstâncias, não volta atrás ainda que o imploremos para revermos algo para fazer diferente. Chega ser cruel em determinadas situações. As  pessoas que por milagre  tiveram uma oportunidade impagável chegaram à conclusão de que, por mais sinceras que fossem com os outros, mentiam para si mesmas quando diziam não ter tempo, no momento. Por isso, iriam deixar mais para frente. 

Na hora de uma adversidade, quando somos obrigados a parar, concluímos que na verdade temos dificuldade em lidar com o tempo. Temos pouca habilidade em administra-lo. Em relação ao tempo, nossa atenção precisa ser difusa. Precisamos nos manter  atentos em todos os momentos. Oportunidades que talvez tenhamos de cria-las, nós mesmos, utilizando-o da forma mais sábia possível. 

Assim como não queremos ficar mal diante de ninguém, não honrando nossas promessas, temos, da mesma forma, de nos preocupar em honrar os compromissos que temos com nossos sonhos e projetos. Pensando sempre que além de nossas próprias realizações estaremos dando um novo destino a muitas vidas. 

Não deixemos o vento levar nossas palavras, nem tampouco as joguemos a ele. Isso não deixa de ser considerado falha de caráter. Deixar também o medo do que teremos de enfrentar nos dominar e nos tirar das melhores cenas da vida.  

Cuidemos para não falharmos conosco. Podemos não ter uma segunda chance. 

Entre tantos sonhos e projetos, estou dando inicio aos videos culinários no Instagram, onde também
 começarei  em breve o curso profissionalizante  de salgadinhos e organização de coquetéis. Desafios enormes para alguém que não é conhecida, não tem patrocínio e também não é rica. 

Tenho a meu favor o fato de ter cursado uma escola de cozinha e de ter herdado um legado, deixado pela minha avó materna e pela minha bisavó que foi contemplada pela lei do ventre livre. Mas isso é assunto para uma outra postagem, com certeza.

Procrastinar nunca mais.  

You May Also Like

0 comentários